Aílton Graça
Um talento multifacetado
Crédito: Fotógrafo
Nascido em São Paulo, em 1964, o ator Aílton Graça é dono de uma sólida formação que inclui cursos de dramaturgia, interpretação, direção, técnicas circenses, cenografia, figurino e vocal. Mas quando se trata de Ailton, é impossível não falar também em Carnaval, outra de suas paixões. O ator é presidente da escola de samba mais antiga do Carnaval de São Paulo, a Lavapés, fundada em 1937 no bairro do Glicério, que agora se chama Lavapés Pirata Negro e ganhou um novo espaço no Jabaquara.
No teatro, Aílton Graça encantou o público com suas atuações em A Vida que Pedi, Adeus, Os Intocáveis e Diálogo Noturno com um Homem Vil(do suíço Friedrich Dürrenmatt).
Na televisão, ninguém esquece de Xana Summer / Adalberto da Silva, personagem que viveu na novela Império, da Rede Globo. Entre outras produções da emissora em que atuou estão: América, Avenida Brasil, Totalmente Demais, O Sétimo Guardião, Salve-se Quem Puder e Travessia, além de séries como Carcereiros e Cidade Proibida. Em 2020, participou do especial da Rede Globo Falas Negras, levado ao ar no Dia da Consciência Negra e, também, da série do Globoplay Rota 66: a Polícia que Mata, inspirada no livro de Caco Barcellos.
A carreira cinematográfica de Aílton Graça também coleciona sucessos: Carandiru, A Guerra dos Rocha, Meu Tio Matou um Cara, Verônica, Bróder, O Pai da Rita e Correndo Atrás (Seleção Oficial do Pan African Film Festival, do Festa del Cinema di Roma e do African Film Festival New York), para citar alguns. Estrelou ainda a cinebiografia Mussum, o Filmis(direção de Silvio Guindane), premiado no Festival de Gramado em sete categorias, incluindo o Kikito de Melhor Ator para Aílton.
Atualmente, o ator está gravando a próxima novela das 19 horas da Globo, Volta por Cima, e está na série Pablo e Luisão, do Globoplay, com lançamento previsto para breve.
GALERIA
Baixe o Press Kit
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba informações em primeira mão sobre nossos espetáculos e artistas.